Livros que todo médico deveria ler

Não é raro achar pessoas que sonham em seguir profissões relacionadas ao ramo da medicina, seja como cirurgião, pediatra, dermatologista ou qualquer uma das várias vertentes do ramo hospitalar. Porém, como muitos sabem, não é fácil conseguir entrar numa boa faculdade para pode exercer a profissão, é necessário bastante estudo e dedicação, e uma das melhores ferramentas para estudar é a literatura. Livros, sendo didáticos ou não, sempre são uma excelente maneira de obter conhecimento, pensando nisso resolvemos criar uma lista com dez livros que todo médico deveria ler ao menos uma vez na vida.


Lançado em 1996, a obra roda em torno de um órfão chamado Rob Cole, que após a morte de seus pais se torna empregado de um cirurgião/barbeiro beberrão. O livro traz uma experiência interessante para os apaixonados pela medicina, ele embarca nos seus primórdios na idade média, não de maneira didática e precisa, já que afinal, se trata de um romance, na realidade ele tem até certo toque sobrenatural. Porém isso não torna sua leitura desnecessária, já que se trata de um livro que demonstra bem que a realidade da medicina em todo canto é a mesma, não importando o local ou a época.



Não é novidade que o câncer é uma das doenças mais perigosas que existem,milhões morrem a cada ano, mas afinal o que é o câncer? É justamente isso que Siddhartha Mukherjee procura responder em "O Imperador de Todos os Males: uma biografia do Câncer". Como o próximo nome já diz, o livro é uma biografia da doença, sintomas e tratamentos, tanto do ponto de vista biológico quanto histórico. Sem dúvidas, uma leitura indispensável.


Como o título indica, o Século dos Cirurgiões de Jurgen Thorwald vai a fundo na história desse ramo da medicina, ele trata de uma época onde a anestesia ainda não existia, investiga e explica sobre algumas cirurgias antes da invenção, seus problemas, os grandes pioneiros da área e como a cirurgia evoluiu até chegar aos dias atuais. Frutos de anos de pesquisa, a obra é espetacular e também indispensável para futuros médicos.


Escrito pelo renomado médico brasileiro Drauzio Varella "Por um fio" se aprofunda na questão da morte, mais especialmente em como sua proximidade pode afetar a vida de um enfermo, tanto positivamente como negativamente. Uma obra interessante e importante para entender um pouco mais sobre a relação entre o médico e o paciente.


Escrito pelo também brasileiro Augusto Cury "O futuro da humanidade" é outro livro que deveria ser considerado essencial para qualquer médico, a obra trata de um assunto que afeta diretamente a medicina: a relação entre Médico e Paciente. No livro o protagonista é um médico que após sair da faculdade descobre um mundo bem menos romântico do que pensava que a medicina seria e acaba descobrindo um mundo onde pacientes com problemas mentais são marginalizados.


O dia-a-dia de um funcionário da medicina não é nada fácil, muito menos no Brasil onde passamos por problemas graves envolvendo a saúde. "Sob pressão - A rotina de guerra de um médico brasileiro" escrito por Karla Monteiro com base nos depoimentos de Márcio Maranhão se aprofunda na rotina e nos crimes cometidos contra a saúde no Brasil, demonstrando a cruel e triste realidade atrás das vitrines da medicina exposta em comerciais de televisão.


"A estratégia da Lagartixa - uma viagens pelos bastidores" como o titulo já deixa claro, embarca na medicina de maneiras menos cientifica, ao contrário de outros citados. Ele busca a medicina de maneiras mais subjetiva: seus valores, filosofias e papel social. E faz isso através do estudo da rotina hospitalar, baseado nas experiências do médico Dario Vianna Birolini.


Qual o real objetivo da medicina? muitos dizem que é prolongar e melhorar a vida, e é isso que o historiador britânico Roy Potter explora em "Das tripas coração". O autor busca explorar e comentar sobre a epopeia mais antiga da história da humanidade, a guerra do homem contra a morte. 


Com uma analise mais teológica da medicina, feita através do estudo de um grande ícone bíblico: São Lucas. Médico de Homens e Almas de Taylor Caldwell investe na preocupação religiosa de cura aos enfermos, não só física mas também espiritual. Outra leitura que deveria ser obrigatória para todo profissional da saúde.


Considerado o Vade Mecum hospitalar, "Harrison Medicina Interna" é o guia definitivo de tudo que um Médico deveria saber, dividido em tópicos que abrangem vários assuntos desde a ética profissional até a medicina prática. Assim como o já citado Vade Mecum, a obra é lançada anualmente trazendo adições e correções, atualmente se encontra na 19a edição. Qualquer coisa abaixo de necessário é pouco para essa obra que vem definindo os rumos da medicina há anos. Um médico sem um Harrison é como um Padre sem uma bíblia ou um nerd sem Senhor dos Anéis.
Para saber mais visite o site http://www.grupoa.com.br/harrison19ed/

Comentários