Livros que todo psicólogo deveria ler

Muitas pessoas ficam em dúvida de qual curso deve seguir, mas uma coisa é certeza: Independente do curso que você for fazer você vai precisar da Psicologia! Isso mesmo, não tem como escapar. Principalmente areas diretamente ligada ao contato humanos e o estudo do individuo, desde as motivações do réu ao psicológico de um paciente.
Tudo passa pela psicologia, seu estudo é fundamental, não só para quem pretende seguir a área, na realidade todo mundo deveria ter o mínimo de estudo da psicologia, infelizmente essa é uma realidade longínqua.

É pensando nisso que o BiblioTechando resolveu reunir oito livros que vão ajudar você a entender um pouco mais essa maravilhosa ciência e quem sabe lhe motivar a adentrar nesse mundo.


O Best Seller do New York Times "O animal social" de David Brooks roda em torno de Harold e Erica, não da tradicional maneira romântica, mas de uma maneira cientificista, analizando a evolução de ambos ao passar dos anos. De maneira genial o autor embarca num estudo sobre uma nova definição de sucesso, oriundo de qualidades inconscientes do ser humano. Uma obra essencial para a compreensão de como o inconsciente influencia a vida de nós, reles humanos.


Qual filme ver? Qual roupa comprar? Qual casa de Hogwarts devo entrar? Torchic ou Mudkip? Exatas ou Humanas? A vida é repleta de escolhas, estão no nosso dia-a-dia. Do caminho que devemos usar para ir trabalhar até a faculdade que você vai escolher. Escolhas moldam a nossa vida, e foi pensando nisso que a professora da Universidade de Columbia, Sheena Iyengar resolveu escrever a "Arte da escolha", uma obra sensacional onde as opções são postas em debate. A autora discute sobre vários temas desde o papel da sociedade e cultura em nossas escolha até uma reflexão mais pessoal sobre nossos interesses. Uma obra essencial, principalmente para aqueles que vivem diariamente da persuasão, muito comum no meio comercial.


Mesmo que seja odiada por alguns, é inegável que a rotina é parte da vida humana, principalmente no mundo atual. Mas o que está por trás dos hábitos? Será que todos eles são realmentes bons? Essas são algumas das questões propostas em "O poder do Hábito" de Charles Duhigg. A obra analiza a influencia dos pequenos atos e como a mudança dos mesmos podem afetar seriamente nossa vida, do mais idiota como mudar o caminho até a escola até a prática de exercícios físicos.


Segundo o dicionário "Patológico" significa algo doentio; os limites entre o normal e o patológico é o tema principal da obra "O normal e o patológico" de Georges Canguilhem. Escrito originalmente como uma tese universitária, algo parecido com o TCC do Brasil, a obra trás uma forte carga filosófica e se aprofunda na Afasiologia, o estudo da perda de capacidade linguística parcial ou total por conta de lesões.


Sem dúvida o mais polémico da lista, O "Anti-édipo: Capitalismo e Esquizofrenia" de Félix Guattari e Gilles Deleuze, como o próprio sub-titulo já indica, se trata de uma crítica direta ao capitalismo. Na obra a dupla busca explicar e livrar as pessoas da principal maquina do capitalismo: o desejo da posse, e faz isso colocando em xeque os princípios fundamentais da psiquiatria e a psicanalíse. Como a afirmação de Freud de que o inconsciente é "como um teatro". Para Deleuze e Guattari o inconsciente é uma máquina sedenta movido por desejos. Reunindo campos como filosofia, literatura e política, "O Anti-édipo" se tornou uma das obras mais reverenciadas do estilo.


Assim como a obra citada anteriormente "Microfísica do poder" se trata de uma análise da sociedade capitalista, principalmente no que se refere ao poder, estatal ou não, e sua inflûencia cotidiana, o autor busca um ponto de vista psiquiátrico, geográfico, médico e também o poder da perspectiva da justiça. A obra do consagrado Foucault se tornou consagradíssima no gênero. 



Afinal qual o grande foco da psicologia? para muitos o inconsciente é o fator chave e ele é o foco da obra "O eu e o inconsciente" de Jung, o pai da psicologia analítica. Esse livro é sem dúvida um dos mais importante quando se trata da ciência do inconsciente, ele trata de maneira sem igual o estudo das áreas mais profundas de nossa mente e como isso afeta diretamente nossas vidas.


Embora seja uma obra voltada para filosofia "Ser e tempo" do consagrado escritor alemão Heidegger é essencial para o estudo da psicologia. Por que? Simples, a obra trata de maneira genial o estudo do ser humano por completo e como o titulo indica, a questão do "ser", o autor reuniu anos e anos de uma longe trajetória acadêmica nessa obra. É um livro como poucos na história da humanidade.

Esperamos que tenham gostado da nossa lista, em breve atualizaremos com uma parte 2, obrigado pela visita!

Comentários