Os doze deuses do Olimpo

Olimpo representado no jogo God of War Ascension

Muitas obras se aproveitam de culturas antigas, entre elas a maior fonte de inspiração da ficção sem dúvidas é a Grécia e seu panteão. A cultura grega está presente em centenas de obras tanto diretamente ou indiretamente:
  • Cavaleiros do Zodíaco
  • God of War
  • Percy Jackson
  • Pegasus
  • Mulher Maravilha
  • Hercules
  • Xena
A lista se estende por centenas e centenas de clássicos, mas você conhece todos os deuses "Olimpianos"?

Antes de tudo uma coisa deve ser deixada bem clara: O OLIMPO NÃO É O PANTEÃO GREGO! É uma confusão comum. O Monte Olimpo na verdade se trata do local onde os 12 principais deuses gregos habitam, porém existem centenas de outros deuses que não habitam o Olimpo.
 O que é Olimpo?
Segundo a Mitologia grega o Olimpo se trata de uma montanha que se estende até além das nuvens. No topo do Monte Olimpo se localiza um palácio imenso que serve de morada para os 12 deuses (embora em algumas obras alguns deuses ou seres que não fazem parte dos deuses clássicos são representados no Olimpo).
Os 12 deuses clássicos

  • Zeus
  • Poseidon
  • Hera
  • Deméter
  • Afrodite
  • Apolo
  • Ares
  • Àrtemis
  • Atena
  • Dionisio
  • Hefesto
  • Hermes
Vale citar que em algumas representações Hades e Héstia são considerados como parte dos Doze, porém não são considerados como parte do elenco padrão.

Agora vamos saber um pouco mais sobre cada um deles?

Zeus

Filho dos titãs Cronos e Reia, Zeus era considerado o senhor dos céus, raios, relâmpagos e o mais importante, o Deus dos deuses. Ele exercia autoridade sobre todos os deuses do Olimpo. 
Zeus é o membro mais conhecido do dodecateão e também carrega a fama de Mr.Catra dos céus, entre suas centenas de filhos podemos citar Hércules, Afrodite (diverge em algumas versões), Órion, Hefesto, Apolo, Ártemis, Atena, Hermes, Héracles...A lista é enorme

Poseidon
Se Zeus reina nos céus Poseidon (ou Posidon ou Posidão) reina nos mares, irmão de Zeus e Hades, Poseidon é o senhor dos mares na mitologia grega. Sua imagem foi bastante utilizada na cultura pop, geralmente ele é representado com um tridente.

Hera

Irmã e esposa de Zeus (Like a Lannister), Hera é a deusa das bordas, maternidade e das esposas. Varias vezes é mencionada como a rainha dos deuses e patrona da fidelidade conjugal (Embora seja a maior chifruda do panteão grego). Na maioria das vezes é representada com uma romã na mão, um pavão ou uma vaca.

Deméter

Assim como Hera, Deméter é irmã de Zeus mas isso não impediu de ter uma filha com o Catra dos céus. Ela é considerada a deusa das colheitas, das estações e da agricultura. Na maioria das vezes é representada com uma foice numa mão e espigas na outra.
Afrodite
Deusa da beleza, do amor, do prazer e da alegria, Afrodite também despensa apresentações. Representada inúmeras vezes na cultura (como no quadro o nascimento de Vénus de Botticelli), ela representa o ideal de beleza grego, muitas vezes ela é citada como seu equivalente romano: Vénus.
Existe divergências sobre sua origem, algumas versões citam ela como filha de Zeus, já outras dizem que ela nasceu após Cronos arrancar e jogar os genitais de Urano no mar.
Apolo
Filho de Zeus e Leto, Apolo foi um dos deuses mais importantes e idolatrados na Grécia antiga, muitas vezes mencionado como Sol e Luz da verdade, Apolo foi representado várias vezes durante a historia da arte, na maioria das vezes como um homem jovem com um arco ou harpa e acompanhado de seus animais símbolos que são o Grifo, a Serpente e o Corvo (Faltou só o furão).
Ártemis
Se Apolo era o Deus usado para representar o sol sua irmã gémea era o inverso: Deusa da Lua, caça, virgindade e do parto, Artemis era uma das deusas mais adoradas na Grécia. Sempre era representada acompanhada de seu arco e flecha, algumas vezes em companhia de um Cervo, Urso ou Cipreste.
Atena

Saori Kido...digo...Atena era idolatrada como a deusa da sabedoria, civilização, estratégia em batalha (mitava no age of empires), das artes, da justiça e da habilidade. Era uma das mais influentes divindades da época, não é a toa que a cidade de Atenas foi batizada em sua homenagem (assim como o icónico Parthenon).
Ares

Filho de Zeus e Hera, Ares era idolatrado como o Deus da guerra, matança e selvageria. Seu culto não era comum, na realidade existia histórias que diziam que ele era odiado por Zeus, muitas vezes ele foi diminuído em comparação a Atena, que é considerada a deusa da guerra estratégica (diferente de Ares que representa a guerra selvagem).

Dionisio
Também conhecido como Baco, Dionísio é o festeiro do Olimpo, falou em farra ele já aparece! Filho de Zeus e da princesa Semele, ele é o Deus do vinho, da insanidade, do teatro, das festas e o senhor do vinho (e da Skol Beats). Dionísio era conhecido por simbolizar o caótico, tudo que ia além da razão humana como a própria vontade dos deuses.

Hefesto
Filho do rei e da rainha dos deuses, Hefesto era idolatrado como o deus do fogo, dos metais, da tecnologia, dos ferreiros, artesões, escultores e dos vulcões. Sempre era representado com seu martelo e bigorna, equipamentos esses que ele usava para forjar as armas divinas. Ele era o ferreiro do olimpo, entre suas criações podemos citar o escudo que Zeus usou contra os titãs (Égide), o elmo e as sandálias de Hermes, a carruagem de Hélio, o arco e flecha e Eris e muitas outras.
Um fato interessante é que Hefesto sempre era descrito como manco, o que atrapalha seu movimento, deixando ele com uma aparência estranha.

Hermes
Antes de existir WhatsApp, Facebook, Skype ou até mesmo o falecido MSN, as pessoas se comunicavam através de cartas, e Hermes era o mensageiro dos deuses, conhecido como o Deus mais rápido, ele transmitia as mensagens de Zeus.
Mas se você pensa que ele era só o correios celestial você está enganado, incrivelmente enganado. Na maioria das vezes Hermes é retratado como mensageiro, mas ele é bem mais do 

que isso. Para você ter uma ideia até o fogo ele criou. 
Só para você ter uma pequena ideia, Hermes era considerado o Deus da fertilidade, dos rebanhos, da magia, da divinação, das estradas e viagens, da ginástica, dos ladrões, dos diplomatas, dos comerciantes, da astronomia, da eloquência e de outras centenas de coisas.

Alguma sugestão? deixe nos comentários!


Comentários